Jambolão - Definition. Was ist Jambolão
DICLIB.COM
KI-basierte Sprachtools
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist Jambolão - definition

ÁRVORE FRUTÍFERA NATIVA DA ÍNDIA
Jamelão (fruta); Syzygium cumini; Jamelao; Jambolão; Eugenia jambolana; Jambalau

Jambolão         
m.
Árvore fructífera do Brasil e da Índia portuguesa, (eugenia jambolanda, ou cizigium jambolanum). Cf. Garcia Orta, Coll., XXVIII.
jambolão         
sm (concani jambulâm) Bot Grande árvore da Índia e Austrália (Eugenia jambolana), de madeira avermelhada e flexível, cuja casca, suco e folhas, fortemente adstringentes, se empregam contra a disenteria e a cujas sementes se atribuem propriedades antidiabéticas; jamelão
Var: jambolano, jamboleiro, jambul.
Jamelão         
m.
Planta ornamental do Brasil. Cf. Jorn. do Comm., do Rio, de 23-V-902.

Wikipedia

Jamelão

O jamelão, jambolão, jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa, baga-de-freira, oliveira, azeitona-roxa, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é o fruto da planta de mesmo nome da família Myrtaceae. A espécie é nativa da Índia.

São árvores que podem chegar até dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos.

O fruto possui uma semente única e grande, quando comparada com o tamanho do fruto, envolta por uma polpa carnosa. Apesar de sabor um pouco adstringente, é agradável ao paladar. Na Índia, além de ser consumido in natura, é usado na confecção de doces e tortas.

Na Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "azeitona-preta” ou “azeitona-roxa”, oliveira, e jamelão dependendo do estado. Nessa região, a planta adaptou-se tão bem que se tornou espécie subespontânea, sendo chamada de "brinco-de-viúva". Também é comum no litoral paranaense, onde recebe o nome de "guapê".

Apesar de as árvores desta espécie serem abundantemente usadas em arborização urbana, os jamelões são pouco comercializados, em decorrência de sua alta perecibilidade. Os jamelões costumam deixar as calçadas pintadas de roxo devido à queda dos frutos maduros.